A universidade da Beira Interior voltou a marcar presença na reunião em torno do projecto “Universidades Europeias”. O terceiro encontro da rede “Unita” decorreu nas instalações do instituto politécnico do Cávado e do Ave.
José Páscoa, vice reitor para a internacionalização e interacção com a sociedade; Célia Nunes, pró reitora para a cooperação internacional e Francisco do Adro, coordenador do cabinete UNITA na UBI foram os representantes da universidade da Beira interior neste encontro, que reuniu 37 representantes de universidades e politécnicos, a directora da agência nacional “Erasmus+” Ana Cristina Perdigão e ainda Ana Gascón Marcén, coordenadora do projecto EGAI – UNITA, que estuda os passos legislativos para poderem ser criadas Universidades Europeias a partir da congregação de vários estabelecimentos de ensino superior.
Sob o mote “Universidades Europeias como as Universidades do Futuro”, o encontro teve como principal ponto de agenda “a definição da missão do fórum das instituições de ensino superior portuguesas em alianças de universidades europeias, os modelos de governação destas entidades, bem como os processos e procedimentos referentes à criação da entidade legal”, refere a UBI em comunicado.
Este fórum foi criado para discutir questões fundamentais “como o financiamento e a mobilidade nas “alianças, funcionando também como “o local para compartilhar boas práticas e possibilitar uma resposta em rede aos diversos desafios institucionais”. Recorde-se que a UBI é uma das instituições fundadoras da aliança UNITA.