O município da Covilhã, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, promoveu esta quarta-feira um mass training em Suporte Básico de Vida na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Mais de uma centena de alunos aprenderam a atuar numa situação de paragem cardiorrespiratória, mas a iniciativa prevê chegar a 300 estudantes.
A iniciativa, levada a cabo em colaboração com o laboratório de competências da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI e com o centro de formação dos Bombeiros da Covilhã, faz parte do programa que o município está a dedicar à Proteção Civil durante o mês de março.
Durante a atividade, os participantes aprenderam noções importantes sobre o alerta para os serviços de emergência médica, e treinaram os procedimentos do suporte básico de vida.
Para o diretor da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, João Paulo Mineiro, este é um exercício “extremamente importante”, uma vez que permite dotar os alunos de mais competências e de capacidade de intervenção em caso de necessidade.
O coordenador municipal de Proteção Civil, Luís Marques, explicou que a escolha de estabelecimentos de ensino para realizar este tipo de atividade visa contribuir para a literacia em Suporte Básico de Vida desde tenra idade.
Depois da Quinta das Palmeiras, a ação vai repetir-se na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, a 13 de março, e na Escola Secundária Campos Melo, dia 20. No total, vão ser abrangidos cerca de 300 alunos.