Nesta sessão distrital, que decorre entre as 9h 30m e as 17h 30m, os deputados eleitos pelas 18 escolas irão debater e aprovar uma recomendação no âmbito do tema “Viver Abril na Educação: Caminhos para uma escola plural e participativa”, que irá ser levada à Assembleia da República nos dias 6 e 7 de maio.
Nesta edição do Programa Parlamento dos Jovens estão inscritas 1093 escolas (564 do ensino básico e 529 do ensino secundário) envolvendo milhares de alunos, professores e respetivas comunidades educativas.
O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa promovida pela Assembleia da República, em articulação com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares / Direção de Serviços da Região Centro e outras entidades, dirigida aos jovens dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Esta iniciativa tem como objetivos, entre outros, educar para a cidadania, dar a conhecer a Assembleia da República, promover o debate democrático, os valores da democracia e incentivar à reflexão sobre temas da atualidade.