A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova promove, nos próximos dias 22 e 23 de março, no Fórum Cultural, a oitava edição do curso livre sobre religiosidade popular, onde se insere o 15º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais.
Em comunicado, a autarquia avança que o certame é dedicado ao tema da continuidade e da mudança das tradições pascais no século XXI, sendo que Idanha integra a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa.
O programa engloba palestras sobre as celebrações da semana santa naquele concelho e noutras localidades onde a tradição pascal é forte; uma visita guiada à exposição Mistérios da Páscoa em Idanha; abordagens etnográficas à música e cancioneiro tradicional; momentos musicais e a observação ‘in loco’ de alguns rituais.
Integrado no curso de religiosidade popular está ainda o 15º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais, agendado para o dia 23 de março, a partir das 21h30. O certame conta com os Grupos de Encomendação das Almas de Fatela (Fundão), Idanha-a-Nova, Aranhas (Penamacor), Cunqueiros (Proença-a-Nova) e Grande Roda do Teixoso (Covilhã).
O 8º Curso de Religiosidade Popular dá início à Agenda dos Mistérios da Páscoa em Idanha, um ciclo de inclui cerca de 280 tradições quaresmais e pascais que vai desde a quarta-feira de cinzas ao domingo de Pentecostes.
As inscrições para o curso são gratuitas, limitadas a 20 participantes. O encontro de cantares tem entrada livre.