Quase uma dezena de elementos dos Bombeiros Voluntários do Fundão (BVF) participaram, no passado dia 10 de março, em Valongo numa nova ação de formação sobre salvamento técnico por cordas. Uma forma mais eficiente e segura para operações de salvamento vertical.
A ação, realizada no âmbito do plano de formação contínua e aperfeiçoamento técnico dos operacionais de primeira linha dos Bombeiros do Fundão, contou com 9 elementos das quatro equipas de Intervenção Permanente daquele corpo de bombeiros.
O curso teve como objetivo capacitar “os soldados da paz” para um socorro mais eficiente e seguro, através de técnicas de cordas de pequeno e grande ângulo e sistemas de tirolesas, para operações de salvamento vertical.
Baseado em metodologias internacionais de salvamento, a formação permite capacitar o operador para elaborar os sistemas mais comuns de salvamento sem riscos operacionais, permitindo resgates em altura e não só.
Para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários fundanense, este é “mais um objetivo alcançado”, sobretudo no que toca à atualização e aquisição de novos conhecimentos, “uma mais valia tanto para todo o corpo ativo, como para a comunidade”.