A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das parcerias do projeto BRAVIOO, que procura implementar ou modernizar gabinetes de provedoria universitária em quase uma dezena de instituições de ensino superior na Argentina, Bolívia, Chile e Honduras.
Inserido no programa Erasmus+, o projeto é coordenado pela Universidade Carlos III de Madrid e conta com a parceria da consultora espanhola OpenODS e da UBI, para intervir as oito universidades latino-americanas inseridas no projeto.
O trabalho passa por elaborar normas e regulamentos para facilitar a implementação e fortalecimentos dos gabinetes de provedoria das universidades participantes e obter ferramentas de formação através de cursos massivos. O objetivo é modernizar, internacionalizar e facilitar o acesso ao ensino superior, aumentar a cooperação com a União Europeia e promover a compreensão e contacto entre pessoas.
O responsável pelo projeto, Emilio Ruiz, explica em comunicado que a ideia é “melhorar no âmbito dos direitos humanos, para que todas as comunidades universitárias desses quatro países latino-americanos possam desenvolver-se melhor e ter uma maior facilidade e respeito pelas diferentes identidades, culturas, géneros e relações que possam existir nas instituições”.
Financiado pela União Europeia, o BRAVIOO conta com um apoio de cerca de 800 mil euros. O projeto foi apresentado na Bolívia, nos dias 21 e 22 de março, num evento que contou com o provedor do estudante da UBI, Afonso Gomes.