Desde 2017 que a FNEE organiza este evento nacional com o objetivo de “reunir estudantes universitários das áreas científicas dos Estudos Europeus, das Relações Internacionais e da Ciência Política”, refere, em nota à imprensa, o Município do Fundão.
O Encontro Nacional dos Estudos Europeus tem contado com a presença de membros do governo, eurodeputados, representantes de organizações da Sociedade Civil, professores universitários, entre outros, que se juntam aos jovens para debaterem e discutirem temáticas relacionadas com a atualidade europeia.
Este ano, são vários os temas em debate nos quatro painéis que constituem o programa e que vão desde o balanço da presença de Portugal na União Europeia, à importância do voto nas Eleições Europeias. A Inteligência Artificial e a ameaça aos processos democráticos e o alargamento da União Europeia, são outras das temáticas em debate nos dias 5, 6 e 7 de abril, no Fundão.
O grande objetivo desta iniciativa é oferecer um espaço de debate aos jovens portugueses, formando futuros líderes capazes de responder às necessidades da sociedade portuguesa e, respetivamente, europeia.