O XXIV Governo Constitucional, liderado por Luís Montenegro, tem na sua composição figuras que nasceram e fizeram parte da sua vida no distrito de Castelo Branco. Além de Margarida Blasco, nova ministra da administração interna, Carla Mouro e Pedro Dias entram agora para o poder executivo como secretários de estado.
Tomou posse na passada terça-feira, 2 de abril, como ministra da administração interna. Margarida Blasco nasceu a 25 de julho de 1956 em Castelo Branco e é licenciada em direito pela Universidade de Lisboa.
Era juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça e foi diretora-geral do Serviço de Informações de Segurança entre 2004 e 2008, tendo ocupado o cargo de Inspetora-Geral da Administração Interna (IGAI) de 2012 a 2019, por nomeação de Miguel Macedo, no governo de Pedro Passos Coelho.
Margarida Blasco foi a primeira “escolha albicastrense” de Luís Montenegro para o seu governo. Com a divulgação da lista dos secretários de estado esta quinta-feira, 4 de abril, outro nome surgiu.
Carla da Cruz Mouro, nascida em Castelo Branco em 1977, é a nova secretária de estado da Igualdade, no ministério da Juventude e da Modernização.
Licenciou-se em relações internacionais pela Universidade Lusófona e presidiu ao Conselho Nacional da Juventude durante seis anos. Participou no Programa de Liderança na Inovação no MIT e foi assessora da Presidência da República durante os mandatos de Aníbal Cavaco Silva. Até agora desempenhava funções de presidente executiva na Fundação da Juventude.
Também Pedro Dias, diretor executivo da Federação Portuguesa de Futebol e agora secretário de estado do desporto, tem ligações ao distrito de Castelo Branco. Apesar de ter nascido em Vila Nova de Gaia, o “senhor futsal” (como é chamado) é formado pela Universidade da Beira Interior (UBI) e jogou em clubes como o Unhais da Serra, Manteigas, ou mesmo o Grupo Desportivo da Mata, na Covilhã, antes de ter o seu nome associado ao crescimento do futsal em Portugal.
Pedro Dias sucede agora a João Paulo Correia, na secretaria de estado do desporto, que continua sob a tutela do ministério dos Assuntos Parlamentares.
Os 41 Secretários de Estado tomam posse esta sexta-feira ao final da tarde.