A União de Freguesias da Covilhã e Canhoso (UFCC) promove novamente o orçamento participativo jovem, agora para 2024. Podem apresentar propostas todos os residentes na área da freguesia que tenham idades entre os 14 e os 30 anos.
Todos os jovens entre os 14 e os 30 anos, recenseados ou residentes na União das Freguesias de Covilhã e Canhoso, podem participar “ativamente no processo de decisão dos investimentos públicos”, através do orçamento participativo para 2024.
De acordo com as normas de participação criadas pela UFCC, os jovens cidadãos que desejem apresentar propostas devem fazê-lo através do email: opj.covilhaecanhoso@gmail.com, até ao dia 17 de maio de 2024.
O valor de cada proposta não pode ultrapassar o montante definido anualmente, que em 2024 foi fixado em 5000€, devendo ser quantificados e constar na proposta os valores do investimento inicial, assim como outros custos inerentes, caso existam.
Outra das normas aponta para que as propostas devem ser específicas, bem delimitadas na sua execução e, se possível, no território, para uma análise e orçamentação concreta. A falta de indicação destes dados pode impedir a aceitação da proposta por parte da Comissão de Análise Técnica.
Para além das informações constantes destas Normas de Participação, deve ser tido em conta o Regulamento do Orçamento Participativo Jovem da União das Freguesias de Covilhã e Canhoso (conforme define o n.º 2 do artº 7 do referido regulamento), que está disponível no site institucional: http://ufcovilhaecanhoso.pt/freguesia/documentos/
O cronograma da edição de 2024 do orçamento participativo jovem da UFCC é o seguinte:
Apresentação de propostas (de 5 de abril a 17 de maio)
Análise Técnica das propostas (de 18 de maio a 27 de maio)
Reclamações/Modificações (de 28 de maio a 5 de junho)
Votação (dia 15 de junho, das 11h às 17h – de forma presencial)
Divulgação do projeto vencedor (de 17 de junho a 21 de junho
Refira-se que a Comissão Técnica, de acordo com o Regulamento do Orçamento Participativo Jovem é composta por três elementos, um de cada força partidária e/ou coligação representadas da Assembleia de Freguesia. A gestão e coordenação de todo o processo do Orçamento Participativo Jovem 2024 é, por delegação do Presidente da Junta de Freguesia, da membro do executivo, Susana Raquel Oliveira Ramos
Mendes