O “WOOL + | Arte Urbana mais acessível” inaugura no próximo dia 20 de abril, às 15h30, na Covilhã, o grande painel de azulejos que resulta da residência artística entre utentes da APPACDM, alunos da escola Campos Melo e o artista Mantraste. A acessibilidade da arte urbana é ainda assinalada com a apresentação dos novos recursos do roteiro WOOL, numa celebração que conta com oficinas criativas e concertos.
A inauguração do mural de azulejos criado em residência artística comunitária e a apresentação dos recursos de acessibilidade adicionados a quatro dos murais do roteiro WOOL abrem o programa de celebração do projeto “Wool +”.
Uma comemoração que se assume como “palco de mostra das capacidades artísticas e criativas das pessoas com deficiência, surdas ou outras necessidades específicas”, aponta a organização em comunicado. Depois da inauguração do painel e da apresentação dos novos recursos, é promovida às 16 horas uma visita guiada ao roteiro Wool com uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa.
O programa contempla ainda, às 18h30, na Banda da Covilhã, uma mesa redonda sobre “Como garantir a participação cultural de pessoas com deficiência e surdas?”. Uma conversa que vai contar com a cofundadora do WOOL, Lara Seixo Rodrigues; com o presidente da APPACDM, António Marques; o coreógrafo André Speedy Garcia; a coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital, Célia Sousa e a presidente da Acesso Cultura, Rita Pires dos Santos.
A celebração continua às 21h30, no Teatro Municipal da Covilhã, com o espetáculo “O Tamanho das Coisas”. Uma criação da plataforma “A Terra Amarela” que parte do original de Alex Cassal. Com direção de Marco Paiva e interpretação de Paulo Azevedo, a peça é apresentada com legendas, audiodescrição e com interpretação em língua gestual portuguesa.
No dia seguinte, às 15h30, decorrem visitas ao roteiro de arte urbana, desta vez com audiodescrição e em tuk tuk, para pessoas com mobilidade condicionada. Ao fim da tarde, o Teatro Municipal da Covilhã é palco do concerto dos 5ª Punkada.
As atividades fazem parte da terceira fase do projeto Wool + que também contempla duas oficinas criativas no Centro de Inovação Cultural da Covilhã. Uma de escrita criativa, dia 13, conduzida pelo dramaturgo Alex Cassal, convidando todos os interessados em escrever, em conjunto, o final da peça “O Tamanho das Coisas”. E outra de criação teatral, dia 19, com o fundador da “Terra Amarela”, Marco Paiva.