Terminou ontem na pista do Serra da Estrela Ice Arena, o II Torneio Inter Associações de Curling, organizado pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal, com apoio do Município da Covilhã. Participaram 18 equipas. O Ice Clube da Covilhã 1 foi o vencedor.
Aquela estrutura desportiva situada nas Penhas da Saúde (junto à Pousada de Juventude da Serra da Estrela), vocacionada para a prática de desportos de inverno, recebeu esta quinta-feira a final four, 3º e 4º lugar e Final.
Nas meias-finais, cuja competição realizou-se em simultâneo (duas pistas), às 21h, o Ice Clube da Covilhã (ICC) (1) derrotou por 4-1, a equipa do CISMA-Associação Cultural (2).
Na segunda meia-final, o CCD EZ Boidobra (1) venceu por 4-3, o CCD Oriental S. Martinho (1).
A contar para o 3º e 4º lugar, a medalha de bronze foi para o CISMA – Associação Cultural (2), que ganhou por 4 “ends” a 1, o CCD Oriental S. Martinho (1).
Na Final, acompanhada por algumas dezenas de espectadores, que abrilhantaram o evento, não só ontem, mas durante todo o torneio (começou em outubro de 2023), com muita animação e fair-play, fora e dentro da pista, o Ice Clube da Covilhã (1) foi mais forte e derrotou o CCD Estrela do Zêzere da Boidobra, por 5-1.
Terminada a competição, seguiu-se a entrega de prémios.
Classificação final: 1º Ice Clube da Covilhã (1), 2º CCD EZ Boidobra, 3º CISMA – Associação Cultural e 4º CCD Oriental S. Martinho.
A organização está prepara a realização do 3º torneio interassociações da Covilhã (poderá ser aberto a todas as freguesias do concelho e porque não, diz o vereador do desporto e associativismo da CMC/jogador do Oriental SM, à RCB, que “este torneio é já uma aposta ganha, esta parceria com a FDIP também. Este ano realizaram-se já bons jogos, com boas estratégias das diferentes equipas participantes, teve mais qualidade e acredito, que se for possível, o torneio pode tornar-se no evento de referência a nível nacional, nesta modalidade, ou seja, a capital do Curling no país e porque não, abrir a competição aos concelhos vizinhos. Valeu a pena, sem dúvida”, afirmou José Miguel Oliveira.
Também Pedro Flávio, ficou muito satisfeito com a iniciativa. ” Foi de facto um grande sucesso este torneio interassociações. Tivemos mais equipas, mais qualidade, sempre com muito fair-play e amizade. Valeu a pena organizar esta competição, com o apoio do Município da Covilhã e acredito que o Curling veio mesmo para ficar na região pela mão da FDI Portugal. Estamos muito satisfeitos e após seis meses de competição, o torneio termina hoje (ontem) em apoteose, alegria e animação entre todos os participantes. Esperamos que, no 3º torneio de curling, apareçam mais equipas da cidade, concelho da Covilhã e região. Vamos trabalhar para isso. Em outubro próximo estaremos de volta com certeza absoluta”. Disse à RCB, o presidente da FDI Portugal.
João Ferreira jogador ICC, clube que venceu o torneio, referiu à RCB que “foi um bom torneio, foi melhor do que em 2023, esperava mais do adversário na final, mas fomos superiores, merecemos vencer, estamos de parabéns, não só nós, mas todas as restantes equipas participantes. A pista é boa, mas já estamos a precisar de uma pista diferente, é pequena para a prática da modalidade (não tem as medidas oficiais), mas dá para jogar e aprender, para continuar a crescer, temos de ter uma pista com condições melhores que estas. Competimos com três equipas no torneio e por pouco a terceira equipa não chegou à final four. Penso que fizemos uma grande competição. A organização foi impecável também. Esperamos defender o título conquistado no próximo torneio 2024/25. Esta prova já apresentou alguma qualidade de jogo de todos os intervenientes. Estou muito feliz pela vitória. O curling está a crescer, tal como o nosso clube, onde já temos cerca de 20 atletas a praticar a modalidade”. Concluiu o responsável pela secção de Curling no Ice Clube da Covilhã.
O Ice Clube da Covilhã, é uma colectividade vocacionada para os Desportos de Inverno, existe há dois anos na cidade, é presidida por Luís Pires e tem três modalidades em actividade: Curling, Patinagem Artística e Hóquei no Gelo.
Recorde-se que no ano passado, o CCD Oriental S. Martinho (Covilhã) ganhou o torneio.