O Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai colaborar na implementação e no desenvolvimento de uma escola de hotelaria e turismo em São Tomé e Príncipe. A colaboração resulta de um protocolo assinado com a Direção Geral de Turismo e Hotelaria daquele país africano.
Para além da criação de uma escola na área hoteleira e turística, o protocolo visa ainda a “cooperação institucional” nos domínios do desenvolvimento do setor no país, “da formação, da capacitação e formação de quadros, da partilha de conhecimento e na elaboração e execução de projetos, ou outras áreas que venham a ser do interesse” de ambas as partes.
O convénio prevê ainda a disponibilização de vagas para que estudantes santomenses frequentem licenciaturas no IPCB, a promoção de visitas de estudo e o desenvolvimento de serviços de consultoria na elaboração e implementação de projetos.
Em nota, o Politécnico avança que a “diversidade das atividades previstas no convénio vai permitir a colaboração de várias escolas” da instituição.
Para o presidente do IPCB, António Fernandes, o protocolo de colaboração “é mais uma demonstração da aposta em dar uma dimensão internacional ao Politécnico de Castelo Branco”, acreditando que os projetos a desenvolver podem “produzir resultados muito positivos” não só para São Tomé e Príncipe, mas também para o IPCB.