O Município de Idanha-a-Nova está a comemorar os 50 anos do 25 de Abril “com um programa diversificado dirigido a todos os públicos”. Ao longo de todo o ano, há eventos que evocam a “Revolução dos Cravos”, desde concertos, exposições, apresentações de livros e outras atividades culturais. O programa começa com um concerto, na noite da próxima quarta-feira, de 24 de abril.
O programa do dia 25 de Abril em Idanha-a-Nova começa na noite de 24, com o concerto Canções de Abril – “Os 50 dos 25”. A Filarmónica Idanhense atua no Centro Cultural Raiano, pelas 21h30, acompanhada pelo tenor João Mendonza (reservas: 277 202 900).
Na manhã do dia 25, realiza-se a tradicional cerimónia do Hastear da Bandeira Nacional nos Paços do Concelho, acompanhada pela Filarmónica Idanhense e por um apontamento pirotécnico (9h30). Segue-se a Assembleia Municipal Comemorativa do 25 de Abril, no auditório do Centro Cultural Raiano (10h30).
Após o momento solene, a CM de Idanha-a-Nova convida-se a população para um almoço convívio gratuito no Recinto da Feira Raiana (inscrições para 277 202 900 / turismo@idanha.pt). Durante a tarde, haverá animação musical, jogos tradicionais e Mercado da Bio-Região, com produtos locais e biológicos.
“É um momento de celebração da liberdade, da democracia e dos valores de Abril, aberto a toda a comunidade”, refere a autarquia.
De acordo com o município, o objetivo das diferentes iniciativa é evocar os movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar, dinamizando um conjunto de eventos “que reforcem a memória, mas enfatizem também a sua relevância atual na construção da democracia”.