Cerca de uma centena de caminheiros de Portugal e Espanha marcou presença no passeio pedestre “Rosa Albardeira” que decorreu no último domingo em Toulões, no concelho de Idanha-a-Nova. A iniciativa tem um carácter anual, permitindo aos participantes vários pontos de observação de populações selvagens de “paeonia broteri”, o nome científico da rosa albardeira.
De acordo com o presidente da junta de freguesia de Toulões, “o objectivo da caminhada é a divulgação da Rosa Albardeira, uma flor de rara beleza, bem como sensibilizar os participantes para a preservação do habitat desta espécie e proporcionar um dia de convívio saudável em plena natureza”.
O passeio partiu do centro de Toulões e percorreu cerca de 16 quilómetros pelas ruas da aldeia, por caminhos rurais e pela serra da Murracha, onde crescem as rosas albardeiras, em pleno Geopark Naturtejo. António Marcelo acrescenta que “todos os anos o balanço tem sido muito positivo. O percurso é um pouco desafiante, mas vale muito a pena por tudo aquilo que o campo nos oferece”.