O movimento global “Kidical Mass”, que procura dar visibilidade à necessidade e vontade das famílias usarem modos ativos nas suas deslocações diárias, vai passar pela Covilhã este domingo, 12 de maio. O evento, que convida crianças de todas as idades a percorrerem a cidade em bicicleta, serve ainda para exigir a melhoria da infraestrutura “ciclável” e a pacificação das ruas, sobretudo nas envolventes escolares.
Depois de ter passado pelo Fundão no final do mês de abril, a Kidical Mass chega agora à Covilhã, com o apoio de voluntários da Beira Serra – Associação de Desenvolvimento, junta de freguesia da Boidobra e Amigos do Pedal das Cortes do Meio.
Sob o mote “Espaço para a próxima Geração”, o evento internacional ao qual se juntaram 30 cidades portuguesas tem em vista diversas reivindicações.
A criação de “envolventes escolares seguras e livres de poluição do ar, ruído e tráfego motorizado de atravessamento; rotas seguras para as escolas, leis de trânsito rodoviárias amigas da criança; limite de 30 km/h nas localidades e ruas com pessoa; ciclovias largas, contínuas e com cruzamentos seguros, em estradas principais e mais espaço público dedicado à mobilidade ativa e para brincar”.
Na Covilhã, a manifestação por um “espaço para as crianças” nas cidades tem início às 10h00, com concentração no Jardim do Lago e destino ao Parque Duppigheim, já na freguesia da Boidobra.
As entidades locais envolvidas esperam que esta iniciativa seja “o pontapé de saída para que o movimento global cresça na comunidade e alcance visibilidade, quer para as entidades públicas quer para a população”, referem em nota enviada às redações.