“A freguesia é grande, foi-se desenvolvendo ao longo das artérias e cresceu muito e nós temos de dotar estas artérias que se foram criando de infraestruturas de saneamento, rede de água e pavimentações.”
Enquanto acompanha este crescimento, a junta está preocupada em dotar a freguesia de todas as respostas, para que não se transforme numa aldeia dormitório. Foi a pensar nisso que em conjunto com a Câmara Municipal do Fundão decidiu dotar o edifício da escola do primeiro ciclo, de uma sala para ter a resposta do pré-escolar a partir de setembro.
“É uma remodelação, vai haver obras, como é obvio, mas vamos conseguir que até ao dia 1 de setembro abra uma sala de pré-escolar.” Uma sala para 20 crianças, aproximadamente, a que se juntam as 24 que frequentam atualmente o primeiro ciclo. Uma valência que o autarca não quer perder.
“Quando deixarmos de ouvir as crianças gritar no recreio ou quando vão a caminho da escola, começa a ficar uma aldeia dormitório, ela já tem tendência a tornar-se dormitório pela localização, se estas valências não existirem fica uma aldeia, não direi fantasma, mas próxima disso.”
Em relação à saúde, ao fim de quatro meses, a situação está regularizada com o regresso do médico de família à aldeia, duas vezes por semana.
O Centro Social Nossa Senhora das Necessidades dá a resposta social que a freguesia precisa, à exceção do Pesinho que é assegurada pela Santa Casa da Misericórdia do Fundão. Em relação à anexa, o autarca considera que se a ponte sobre o rio Zêzere, que liga o Pesinho ao Peso, tivesse sido construída 15 anos antes, hoje teria outra dinâmica. Atualmente, o Pesinho tem cerca de 100 residentes, a maioria com mais de 65 anos.
Em entrevista à RCB, Hélder Marrucho diz que gostaria de deixar na freguesia a memória da arte da latoaria, uma vez que já só existe um latoeiro na freguesia.
“Eu já abordei o senhor Armando (o único latoeiro) para ver se conseguimos fazer alguma coisa antes de sair, talvez uma sala ou uma casa relacionada com o tema.”
Alcaria, que já foi conhecida por terra dos latoeiros, hoje tem outras características que a identificam, “é a localização geográfica, neste momento é uma das nossas maiores características que é transversal para o bom e par o menos bom.“