As Farmácias Holon da Cova da Beira vão estar esta quarta-feira, 15 de maio, a partir das 14h30, no Instituto de Apoio Social do Ourondo, concelho da Covilhã, para um rastreio da hipertensão arterial.
Depois de lançarem o projeto no passado dia 10 de maio, com rastreios na Farmácia da Covilhã, Farmácia Pedroso e Centro de Atividades da Covilhã, a iniciativa de rastreios à hipertensão na comunidade chega esta semana à freguesia de Ourondo.
A ação serve não só para rastrear, mas também para sensibilizar a comunidade para a importância da monitorização da pressão arterial e incentivar a adoção de hábitos saudáveis para prevenir e controlar a condição de saúde.
O projeto é das farmácias Holon da Cova da Beira, em colaboração com o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, a Faculdade de Ciências da Saúde, Medubi, Ubipharma, município da Covilhã e outras entidades.
O principal objetivo, explicam as farmácias Holon, “é identificar possíveis casos de hipertensão arterial não diagnosticados”.
Os rastreios estão a ser conduzidos por estudantes dos cursos de medicina e ciências farmacêuticas da UBI, que estão disponíveis para realizar medições gratuitas da pressão arterial. Além disso, oferecem ainda orientações sobre hábitos de vida saudável e medidas preventivas para controlar a hipertensão arterial.