Dez turmas de escolas do distrito de Castelo Branco saíram premiadas das Olimpíadas de Educação Financeira, do projeto “No Poupar Está o Ganho”, da Fundação António Cupertino de Miranda. Nove estão na lista dos vencedores municipais, e outra, do município de Oleiros, foi vencedora nacional do terceiro ciclo.
No projeto, alunos do 1º ao 12º ano de escolaridade foram desafiados a responder a um quis digital com 60 perguntas sobre educação financeira, mostrando aos mais novos a importância do dinheiro e da poupança, com vista a torna-los futuros consumidores mais informados e conscientes.
A turma do 8º A da Escola Básica e Secundária Padre António de Andrade, em Oleiros, sagrou-se vencedor nacional, com a melhor pontuação do terceiro ciclo em todo o país.
Na lista dos vencedores municipais do 1º ciclo estão turmas de escolas básicas dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Fundão. Do 3º ciclo, as turmas premiadas pertencem ao 7º ano de escolas básicas e secundárias também de Castelo Branco, Idanha, Oleiros e ainda Vila de Rei.
Na categoria de secundário, uma das turmas vencedoras municipais pertence à Covilhã.
Os alunos provaram os seus conhecimentos sobre planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros e ainda se juntaram temáticas como ética, direitos e deveres do consumidor e economia circular.
Todos os vencedores podem ser consultados em “Olimpíadas de Educação Financeira 2024”, na plataforma Youtube.