O assunto voltou à última reunião pública do executivo e, segundo o vice-presidente da autarquia, a situação terá de ser resolvida em ambos os casos.
“Chegamos agora a esta fase de ver se saem as cartas, finalmente, as cartas de aviso de corte. Porque o que tem acontecido é que as pessoas vão recebendo, vão pagando, às vezes a custo, vai-se insistindo no pagamento, mas não saíam avisos de corte.”
O que vai acontecer, segundo Paulo Borralhinho, nos casos em que a fatura não é paga na data, “saem estas listagens que agora representam 10% dos contadores, é enviado o aviso de corte e depois, alguns irão pagar e a quem não pagar é que será feito o corte efetivo do contador.”
De fora desde procedimento, ficam os casos de reclamações devido a ruturas.
“Esses casos temos estado a resolver, já tivemos cerca de 160 reclamações, muitas vezes são ruturas e só reparam quando vem a conta. Quando é assim fazem uma reclamação ao Município, comprovando que houve uma rutura só terá que pagar a água e não o saneamento que às vezes eleva a fatura para o dobro do valor. São essas situações que têm sido tratadas e resolvidas.”
A cobrança da água em Belmonte tem sido um problema recorrente nas reuniões públicas e assembleias municipais, que a autarquia tenta resolver há mais de um ano. Desta, é de vez.