A Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão (SCMVVR) foi uma das entidades distinguidas no Prémio Fidelidade Comunidade 2023. O prémio traduz-se em cerca de 92 mil euros para adquirir uma carrinha adaptada e desenvolver jogos cognitivos para combater o isolamento e a solidão dos utentes.
Vencedora na área do envelhecimento, o prémio da Misericórdia de Vila Velha de Ródão vai permitir desenvolver cinco jogos cognitivos para serem aplicados a todos os utentes que usufruam dos serviços da instituição e entidades parceiras. O objetivo é ajudar na manutenção das suas competências e na promoção da qualidade de vida.
Para que a “verdadeira inclusão possa acontecer”, referem os promotores do prémio na página oficial, o valor atribuído também vai servir para a aquisição de uma carrinha adaptada, de modo a facilitar a deslocação de idosos em aldeias mais isoladas.
As avaliações realizadas pelas psicólogas da Santa Casa de Vila Velha de Ródão têm demonstrado a crescente incidência de défice cognitivo associado ao envelhecimento. E o desenvolvimento das atividades exteriores carrega a dificuldade de transportar utentes com limitações motoras, daí a importância do prémio atribuído.
Em 304 candidaturas, o Prémio Fidelidade Comunidade 2023 foi atribuído a nove organizações sociais de todo o país, com um valor total de 750 mil euros.