Realizou-se esta sexta-feira, num dos pomares mais bonitos de cerejeiras, na Serra da Gardunha (junto ao cruzamento de São Macário na EN18), a conferência de imprensa de apresentação do 1º Trail da Cereja, agendado para 10 de junho. Inscrições superam expectativas da organização.
No encontro com os jornalistas, o vice-presidente da autarquia fundanense começou por referir que “o concelho tinha uma pecha. Nós já tivemos algumas experiências ligadas ao trail, mas não foram bem sucedidas para criar raízes. Daí que, saudamos a ADF por organizar esta iniciativa, juntamente com a Câmara Municipal do Fundão e darmos o pontapé de saída para esta primeira edição do Trail da Cereja do Fundão, que tem desde logo, tem um grande atractivo que é a cereja do Fundão e isso, com certeza que isso também contribuiu para a forte adesão de atletas de todo o país, onde falamos de mais de 500 inscrições e não temos mais capacidade para alargar o número de atletas. Esta é uma fasquia muito interessante, para primeira prova, e fora do circuito nacional da ATRP”. Afirmou Miguel Gavinhos.
Este evento, vai ter três vertentes: Caminhada de 9 km (200 pessoas), Trail Curto (17km) e Trail Longo (30km), com 300 atletas, onde 30% dos quais, são senhoras.
A prova irá decorrer dia 10 de junho, “será o dia de Portugal e também, este ano, o dia do Concelho do Fundão e por isso, será um dia de festa, que contará também com o último dia da festa de cereja em Alcongosta. Vai ser, portanto, um dia de grande festa, a todos os níveis, para o concelho do Fundão, incluindo o desporto. Trata-se de uma grande aposta nossa e da ADF e vai ter um orçamento cerca de 15 mil euros, tudo feito, na íntegra, coma prata da casa (ADF/CMF), com cerca de 50 voluntários, para além do apoio do Coimbra Trail Running, através de 25 atletas presentes. Estamos muito satisfeitos, sem dúvida”. Acrescentou o autarca.
Em representação do clube fundanense, esteve presente, entre outros atletas, Tiago Afonso.
Aquele responsável começou por dizer que, “temos hoje o Trail da Cereja com esta dimensão, com o valor que já apresenta, que é a qualidade e a confiança que o principal parceiro, a Câmara Municipal do Fundão depositou em nós, desde do primeiro momento. Ter boas ideias é importante, ter a capacidade de as realizar, está sempre dependente das pessoas que têm iniciativa, mas também de quem nos apoia, e foi isso que nós sentimos desde do primeiro momento e é por isso também, que o tomamos como responsabilidade acrescida de dirigir este processo e projecto desde início, até ao dia 10 de junho, uma autêntica festa. Vai ser épico, acreditamos nisso, pois quem nos visita e para quem vive cá, têm o mesmo prazer que nós, que é, desfrutar da natureza, conhecer e valorizar o Fundão. Temos uma montanha única no país e temos que aproveitar tudo isso, para realizar provas como esta, juntar mais pessoas, na prática desta modalidade e fazer do Trail, uma marca deste concelho”. Afirma.
O dirigente/atleta, reconhece ainda que este número de inscrições, e sem fazer pare do circuito nacional ATRP, “é surpreendente este número de 500 inscrições que nós temos. Só por aí, já valoriza, não só, novamente a confiança do trabalho que foi desenvolvido para promover a prova e dá-nos alento, para procurarmos no futuro, ter uma prova com uma dimensão ainda maior, chegando mesmo, aos 600 a 1000 atletas inscritos, como acontece nas provas ATRP. Está tudo pronto e esperamos que seja a primeira de muitas, pois temos muito para oferecer. O céu é o nosso limite e a ambição está cá”, disse ainda Tiago Afonso.
As provas e caminhada estão marcadas para as 09h.
Todos os atletas, para além da medalha finisher, vão ainda receber da organização, “um saco com um t-shirt técnica personalizada, relativa à prova, cerejas, na parte da refeição durante a corrida e após e uma garrafa de vinho do Fundão”, referiu também Miguel Gavinhos.
As inscrições finalizam hoje à meia-noite.