A câmara do Fundão foi uma das entidades que marcou presença na reunião do consórcio do projecto “Med-Wet” que decorreu no Cairo, Egipto, e que culminou com a apresentação de três soluções inovadoras de utilização de água.
O “Med-Wet” tem como objectivo introduzir sistemas eficazes de irrigação agrícola, nomeadamente para agricultores de pequena dimensão na região do Mediterrâneo. O projecto tem a duração de três anos e é constituído por um consórcio de oito entidades com origem em cinco países, nomeadamente Alemanha, Egipto, Malta, Marrocos e Portugal.
Todos os parceiros marcaram presença na reunião do consórcio que teve como objetivo discutir o progresso do projecto, bem como visitar os projetos-piloto que estão a ser implementados no Egipto e que têm como objectivo desenvolver sistemas de irrigação e de tratamento de águas residuais mais sustentáveis através da utilização de soluções de base natural, fomentando a circularidade da água.
No âmbito do “Med-Wet”, o município do Fundão está também a desenvolver um projecto piloto, na quinta experimental do seminário, em que está a ser testada uma tecnologia de irrigação inovadora desenvolvida pela Universidade de Wismar na Alemanha, aplicada à produção de cereja. Esta tecnologia pretende afirmar-se como uma solução de irrigação eficiente e sustentável com baixo consumo de água e a custo reduzido, utilizando materiais naturais e disponíveis a nível regional.
A conferência final do projecto vai decorrer no Fundão, nos dias 11 e 12 de Outubro, no âmbito da terceira edição da feira de inovação agrícola e onde vão ser apresentados os resultados dos projectos piloto implementados, assim como vai ser realizado um workshop de demonstração das tecnologias utilizadas e que é aberto a toda a comunidade.