A Covilhã vai receber, esta quarta-feira, a conferência final do projecto biénio para a ação climática, promovida pelos Geoparks portugueses, em parceria com a comissão nacional da Unesco e o Turismo de Portugal.
A iniciativa é organizada pelo Estrela Geopark Mundial da Unesco e tem como principal objectivo “procurar novas abordagens, estratégias e ferramentas de adaptação e mitigação dos territórios às alterações climáticas, de modo a tornar os Geoparks mais resilientes e adaptados a esta realidade” refere o município em comunicado.
Os desafios futuros das alterações climáticas são o principal mote para a realização desta iniciativa que vai contar, entre outras, com as presenças durante a manhã do presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, do presidente do Estrela Geopark, Flávio Massano; António Abreu, director da divisão das ciências ecológicas e da terra da Unesco e de Helena Freitas, professora da universidade de Coimbra e coordenadora científica do Estrela Geopark.
Durante a tarde vão ser apresentadas um conjunto de boas práticas, num debate moderado pelo coordenador executivo do Estrela Geopark, Emanuel de Castro. A sessão de encerramento desta conferência, que decorre no auditório municipal da Covilhã, é presidida pelo embaixador José Filipe Moraes Cabral, presidente da comissão nacional da Unesco.