Está agendada para o próximo dia 15 de Junho a inauguração do miradouro do Alto dos Livros na Serra da Estrela. A intervenção representou um investimento de 115 mil euros e integra a rede de miradouros que tem vindo a ser dinamizados pela autarquia covilhanense no maciço central.
Desenvolvido pelo arquitecto paisagista Luís Alçada Baptista a intervenção tem como base “um projecto amplamente naturalizado, que tira partido da paisagem e das vistas deslumbrantes que o local proporciona sobre a Serra da Estrela e vales circundantes. Foi desenvolvido a partir de uma formação geológica constituída por lâminas xistosas, que cria a ilusão visual de um conjunto de livros sobrepostos, a partir do qual surgiu o nome” refere a autarquia em comunicado.
O dia da inauguração vai ficar ainda marcado pela realização de um desfile de moda para assinalar os 50 anos da empresa “Benoli” e onde os modelos apresentados “vão contar a história da marca e toda a sua evolução”.
Com a valorização deste espaço, a autarquia pretendeu “devolver à natureza a plataforma de embasamento do geomonumento, outrora
parcialmente aterrado. Coberta de gravilha, essa plataforma promove a humidade do ar e do solo, contribuindo ainda para a fixação das espécies autóctones”.
O miradouro do Alto dos Livros encontra-se equipado com três suportes informativos: um relativo à geologia do local, outro à flora e o terceiro à interpretação da paisagem e integra a rede que o município da Covilhã tem vindo a dinamizar e de que fazem parte os miradouros da Varanda dos Carqueijais, dos Piornos e do Covão. Uma oferta complementada com vários percursos pedestres de diferentes níveis de dificuldade.