De 18 a 22 de Junho vai decorrer na Covilhã mais uma edição do laboratório artístico “Beyra”. A semana termina com um concerto no dia 22 de Junho, às 18h00 no teatro municipal daquela cidade.
Durante uma semana, o ensemble orquestral da Beira Interior vai realizar na EPABI, escola parceira do projecto, ensaios para a preparação de um concerto com um programa com a temática da liberdade, sob a direcção musical do violoncelista e maestro covilhanense Bruno Borralhinho. Os jovens músicos do EOBI vão preparar o concerto nr. 21 de Mozart para piano e orquestra assim como a 10ª sinfonia de Schostakovich.
O “Beyra” laboratório artístico inclui ainda ensaios abertos a alunos das escolas da região, ensaios comentados, e ainda cria a possibilidade de alunos de música entre os 10 e os 18 anos têm oportunidade de tocar lado a lado com os jovens profissionais do ensemble com diversos momentos de mentoria a cargo de Vanessa Pires, Filipe Quaresma, Bruno Borralhinho e do pianista António Rosado, que vão partilhar com os jovens músicos a sua experiência na construção de uma carreira artística.
Este laboratório artístico vai posteriormente regressar à Covilhã entre 14 e 19 de Novembro, altura em que vai estrear uma obra encomendada pela “Artway” ao compositor Luís Tinoco, tendo como solista o violoncelista Filipe Quaresma, director artístico do projecto.
O “Beyra” é um projecto que está sediado na Beira Interior e que pretende oferecer novas oportunidades para jovens artistas emergentes a nível regional e nacional através da criação do ensemble orquestral da Beira Interior formado por jovens músicos em início de carreira, com idades entre os 18 e os 27 anos.