Vinte e dois anos depois, as Marchas de Santo António, em Silvares (Fundão), voltaram às ruas da vila, este domingo, 16 de junho de 2024.
“Animadas pela carolice, tão necessária em comunidade”, e organizadas por Maria do Carmo Paulo Morgadinho Gomes e Conceição Batista, na tarde deste domingo, as Marchas de Santo António, passadas mais de duas décadas, voltaram às ruas de Silvares contribuindo “para um reacender de memórias, louvar o espírito devoto ao Santo António e de um sentido de comunidade, tão próprio da freguesia”, referem as promotoras da iniciativa.
As marchantes, 50 mulheres, de várias idades, avançaram, pela avenida do Brasil até ao recinto de festas de Santo António, apoiados pelo público que se mobilizou, “de forma grandiosa e generosa, o que constituiu um momento de pura manifestação popular e tradicional”.
Os contributos monetários, das marchantes e do público, foram entregues à mordomia da festa de Santo António que, com coragem e empenho, organizou a festa no decorrer do fim-de-semana.
A organização das Marchas de Santo António de Silvares, agradece a todos que contribuíram para que o evento decorresse “com alegria e segurança”, às marchantes, aos mordomos da festa, à Junta de Freguesia de Silvares, à Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Silvares, e também uma referência especial a Diana Brás pelos registos fotográficos.