Decorreu no Fundão, nos dias 6 e 7 de junho de 2024, a segunda reunião do projeto FARCLIMATE, um consórcio europeu de 14 parceiros, coordenados pela Universidade de Vigo, com o objetivo de procurar “soluções transformadoras” para compreender as mudanças que estão e podem ocorrer nos próximos anos associadas ao clima.
O projeto Farclimate, financiado pelo Programa Horizon, arrancou em outubro de 2023 e mantém o foco no desenvolvimento e expansão de medidas resilientes ao clima, para as tornar disponíveis e compreensíveis para todos, prestando especial atenção às barreiras sociais, políticas e económicas habitualmente encontradas.
Em nota enviada aos órgãos de comunicação social, a Câmara Municipal do Fundão (CMF) refere que a reunião no Fundão marca mais um passo no caminho traçado, ao fortalecer a cooperação e a troca de conhecimento.
Durante os dois dias deste encontro, os vários parceiros tiveram a oportunidade de visitar diversos projetos públicos e privados.
A participação do Fundão neste projeto “está inserida na estratégia do município nos temas da sustentabilidade e adaptação às alterações climáticas”, que se manifesta ainda na assinatura do Pacto de Autarcas, na participação nas Missões da União Europeia para as Alterações Climáticas e Cidades Inteligentes e Sustentáveis ou no New European Bauhaus, onde o Fundão foi selecionado como uma das 60 Craft Cities, explica a CMF.