Quase todo o país, esta quinta-feira, está sob aviso meteorológico amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, em especial no interior das regiões Norte e Centro durante a tarde, refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
À exceção de Beja, Évora e Faro, todos os restantes distritos estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte, e à trovoada. Face à situação, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) informa que a instabilidade climatérica “vai sentir-se, em especial, entre as 12h00 de hoje, dia 27 de junho, e as 21h00 de amanhã, dia 28 de junho”
A ANEPC divulgou ainda recomendações que se devem ter neste período, nomeadamente. o de garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, retirando os “materiais inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”.
Adotar uma condução defensiva, “reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias”, é outro dos conselhos da Proteção Civil.
Quando estiver a conduzir, não deve “atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”.
Amanhã, 28 de junho de 2024, o aviso amarelo por causa da precipitação e trovoada estende-se a todo o país passado para laranja nos distritos da Guarda, Viseu, Bragança, Porto, Vila Real e Braga.
A temperatura máxima prevista para amanhã no distrito de Castelo Branco é de 20 graus.