Ao usar este site, concorda com a Política de Privacidade e Termos e Condições.
Aceitar
Rádio Cova da BeiraRádio Cova da BeiraRádio Cova da Beira
  • Início
  • Política
    PolíticaMostrar mais
    Eleições autárquicas a 12 de Outubro
    3 de Julho, 2025
    “O pior presidente de câmara de sempre”
    3 de Julho, 2025
    UFFVDAA: Oposição critica informação escrita do presidente
    2 de Julho, 2025
    Belmonte: PSD pede esclarecimentos sobre médicos para Caria
    2 de Julho, 2025
    AMC aprova contas consolidadas
    2 de Julho, 2025
  • Sociedade
    SociedadeMostrar mais
    GNR: Operação “Campo Seguro 2025”
    3 de Julho, 2025
    “Porque Hoje é Domingo” recebeu Rita Ilhéu
    3 de Julho, 2025
    Cerca de 200 expositores na IV Feira da Inovação Agrícola
    3 de Julho, 2025
    Fundão “é exemplo para o país”
    3 de Julho, 2025
    Covilhã: APPACDM elege novos órgãos
    3 de Julho, 2025
  • Cultura
    CulturaMostrar mais
    Bia Maria no Festival Wool com coro de vozes da Covilhã
    2 de Julho, 2025
    “Porque Hoje é Domingo” recebeu Afonso Carrega
    2 de Julho, 2025
    Mais de 100 participantes no Festival Internacional “Cidade do Fundão”
    1 de Julho, 2025
    “Cons(c)elhos de Paixão” conquista prata nos US Internacional Awards
    30 de Junho, 2025
    Adufeiras do Paúl comemoram 20 anos
    30 de Junho, 2025
  • Desporto
    DesportoMostrar mais
    Liga 3: Sp. Covilhã assina com Ronaldo Coelho
    3 de Julho, 2025
    Matraquilhos: João e Martim conquistam bronze no Mundial em Saragoça
    3 de Julho, 2025
    BTT: XCO Internacional do Fundão consagra campeões na Taça de Portugal 2025
    3 de Julho, 2025
    FDI-P: Anabela e Carla terminam Gold Women II Free Skating no Top 10
    3 de Julho, 2025
    ATCB organizou Torneio “Ladies+ em Ação”
    3 de Julho, 2025
Pesquisar
Rádio
  • História
  • Instalações
  • Colaboradores
  • Orgãos e Gestão
  • Estatuto Editorial
  • Cooperantes
Categorias
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Programacão
  • Arquivo
Emissão
  • Ouvir emissão
  • Discos Pedidos
  • Programacão
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2025 — Rádio Cova da Beira Todos direitos reservados. Powered by onesoft
Leitura: Governo decreta luto nacional
Partilhar
Entrar
Notificações Mostrar mais
Font ResizerAa
Emissão
Rádio Cova da BeiraRádio Cova da Beira
Emissão
Font ResizerAa
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Região
  • Eventos
  • Educação
Pesquisar
  • Rádio Cova Da Beira
    • História
    • Instalações
    • Colaboradores
    • Orgãos e Gestão
    • Estatuto Editorial
    • Cooperantes
  • Categorias
    • Política
    • Sociedade
    • Cultura
    • Desporto
A minha conta Entrar
Acompanhe-nos
© 2025 — Rádio Cova da Beira Todos direitos reservados. Powered by onesoft
Rádio Cova da Beira > Notícias > Cultura > Governo decreta luto nacional
CulturaRegiãoSociedade

Governo decreta luto nacional

Paulo Pinheiro
Paulo Pinheiro
Publicado: 1 de Julho, 2024
Partilhar
5 Min leitura
foto: UBI
Partilhar

O Governo Português, em acordo com o Presidente da República, decidiu aprovar a declaração de luto nacional no dia em que se realizem as exéquias de Manuel Cargaleiro.

O pintor e ceramista, mas que se dedicou igualmente ao desenho, ao têxtil ou à tapeçaria, para além disso ficará seguramente na história da arte como renovador de uma das mais reconhecidas identitárias formas de expressão artística portuguesa que é a azulejaria, foi homenageado na região. Em 2017, no dia em que assinalou 246 anos de cidade, Castelo Branco entregou a medalha de ouro, o mais alto galardão do município, ao mestre Manuel Cargaleiro que agradeceu “verdadeiramente emocionado e com muito amor por Castelo Branco.”

Em julho de 2022, a Universidade da Beira Interior (UBI) atribui o Doutoramento Honoris Causa ao artista Manuel Cargaleiro, o primeiro a ser outorgado pela academia a uma figura ligada às Artes Plásticas.

“Este Doutoramento Honoris Causa representa o reconhecimento da UBI a uma personalidade da Beira Baixa, natural de Vila Velha de Ródão (distrito de Castelo Branco), que alcançou projeção internacional pelo talento demonstrado como ceramista e pintor”, referiu a UBI.

Um ano depois, em 16 de fevereiro de 2023, o Presidente da República condecorou Manuel Cargaleiro com a Grã-Cruz da Ordem de Camões numa cerimónia que decorreu no Palácio de Belém.

Nascido a 16 de março de 1927, em Chãos da Servas, em Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), Manuel Cargaleiro, pintor e ceramista, passou por Itália e França, sendo a sua especialidade os azulejos e a sua mais recente obra foi feita em parceria com o Vhils.

Entre as diversas obras da sua autoria contam-se a passagem para cerâmica das estações da Via Sacra do Santuário de Nossa Senhora de Fátima; os painéis de cerâmica para o Jardim Municipal de Almada; o painel de azulejos para a fachada da nova Igreja de Santo António, em Moscavide; uma medalha da autoria do escultor Lagoa Henriques para comemoração do 25.º aniversário da atividade artística de Manuel Cargaleiro; e os painéis de azulejos de diversos locais públicos em Portugal, e da estação de metro “Champs-Élysées – Clemenceau”, em Paris.

Ao longo da carreira de várias décadas conquistou prémios nacionais e internacionais, bem como diversas condecorações: Comenda da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada de Portugal, agraciado pelo Presidente da República, General Ramalho Eanes (1983); Grau de Officier des Arts et des Lettres, atribuído pelo governo francês (1984); Grã-Cruz da Ordem do Mérito, condecorado pelo Presidente da República, Mário Soares (1989); Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (2017); Magister di Civiltà Amalfitana, atribuído na XVII edição do “Capodanno Bizantino”, em Itália, (2017). Em 2019, recebeu a Medalha de Mérito Cultural, atribuída pelo Primeiro-ministro António Costa e pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca. Foi ainda homenageado no distrito de Setúbal e autarquias de Almada, Seixal, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Paris.

Em 2005 a sua obra passa a estar reunida no Museu Cargaleiro, que resulta da parceria entre a Fundação Manuel Cargaleiro e a Câmara Municipal de Castelo Branco, tendo sido ampliado em 2011.

O primeiro-ministro reagiu à morte de manuel Cargaleiro, recordando-o como “Artista multifacetado, conhecido do grande público sobretudo pela sua obra como pintor e ceramista, Cargaleiro dominou a cor e a geometria de forma marcante, imprimindo à arte contemporânea portuguesa um traço inconfundível”, deixando “um legado reconhecível por diversas gerações de portugueses”.

Luís Montenegro lembra-o também como um homem do mundo que não deixou de ser “um cidadão sensível às suas origens, tendo escolhido Castelo Branco para instalar o seu Museu e a sua coleção, permitindo a tantos visitantes um conhecimento mais vasto da sua obra. Deixa um legado que muito prestigia a arte portuguesa e Portugal”.

Formiga Atómica no CCR
Sub 19: Sp. Covilhã conhece calendário para Campeonato Nacional da II Divisão
Fundão: Homenageados pela CMF: António Supico
“Há Teatro na Moagem” com Cães do Mar
António Pinho homenageado aos 85 anos

Subscrever Newsletter

Receba as últimas notícias de última hora diretamente na sua caixa de entrada.
Eu li e concordo com os termos e condições
Ao subscrever, concorda com os nossos Termos e Condições e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a sua inscrição a qualquer momento.
Partilhar o artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copiar Link Imprimir
Artigo anterior Morreu o mestre Manuel Cargaleiro
Próximo artigo Castelo Branco decreta três dias de luto

Acompanhe-nos

FacebookGostar
XSeguir
InstagramSeguir
YoutubeSubscrever
Mutualista Covilhanse
Inature
Beira Tools
auto nevcar
beira labor
Funda Buildings
Centro Comunitário das Lameiras
CONSTROBI
Município Castelo Branco
cm penamacor

Ad imageAd image
Ad imageAd image

Últimas notícias

Liga 3: Sp. Covilhã assina com Ronaldo Coelho
Atualidade Desporto Região
3 de Julho, 2025
GNR: Operação “Campo Seguro 2025”
Atualidade Sociedade
3 de Julho, 2025
“Porque Hoje é Domingo” recebeu Rita Ilhéu
Cinema Região Sociedade
3 de Julho, 2025
Matraquilhos: João e Martim conquistam bronze no Mundial em Saragoça
Atualidade Desporto Região
3 de Julho, 2025

R.C.B.- Rádio Cova da Beira, Cooperativa de Responsabilidade Limitada

 

Entre a Beira e o Mundo

  • História
  • Instalações
  • Colaboradores
  • Orgãos e Gestão
  • Estatuto Editorial
  • Cooperantes
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Programacão
  • Arquivo

Newsletter

Subscreva a newsletter para receber as notícias mais recentes


Eu li e concordo com os  termos e condições
Rádio Cova da BeiraRádio Cova da Beira
Acompanhe-nos
© 2025 — Rádio Cova da Beira Todos direitos reservados. Powered by onesoft
  • Início
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Contactos
rcb Rádio Cova da Beira rcb Rádio Cova da Beira
Bem-vindo!

Olá, para continuar a ler os nossos conteúdos exclusivos e aceder a serviços pensados para si, faça login.

Username or Email Address
Password

Esqueceu-se da palavra-passe?