Arranca esta segunda-feira, 1 de julho, a Operação Campo Seguro, levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana (GNR) até 16 de fevereiro de 2025. O objetivo é intensificar a sensibilização, o patrulhamento e a fiscalização nas explorações agrícolas e florestais, de modo a combater crimes de furto de máquinas, tráfico de seres humanos em contexto laborar e prevenir acidentes agrícolas.
Ao longo do período de operação, as ações de patrulhamento e fiscalização vão ser intensificadas, tendo em vista a sazonalidade das culturas agrícolas e florestais de cada região.
Serão também desenvolvidas ações de controlo e de fiscalização do transporte de produtos agrícolas e florestais nos pontos de passagem da fronteira terrestre, em coordenação com a Guardia Civil.
Junto dos proprietários, entidades locais e regionais associadas às explorações agrícolas, a GNR vai realizar ações de sensibilização e informação para promover a divulgação de conselhos com vista à adoção de comportamentos que previnam furtos.
No intuito de garantir que as diversas campanhas agrícolas decorram num clima de segurança, a GNR vai desenvolver ações de policiamento de proximidade e fiscalização, empenhando militares de diferentes valências, nomeadamente, dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, da Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras, da Unidade de Segurança e Honras de Estado e da Unidade de Ação Fiscal.