A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro) formaliza esta terça-feira, dia 2 de julho, às 14h, em Coimbra, a segunda edição do Centro Green Deal em Compras Públicas Circulares, através da assinatura da Carta de Compromisso por parte de entidades participantes.
Câmara Municipal do Fundão (CMF); Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e Universidade da Beira Interior (UBI) são quatro das 15 entidades que, esta terça-feira, pelas 14h00, no Salão Nobre da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) assinam a Carta de Compromisso da Segunda Edição do Centro Green Deal em Compras Públicas Circulares.
De acordo com a CCDR Centro, este projeto destina-se a entidades públicas da região e tem como objetivo promover a economia circular na região Centro. Durante a sua vigência, entre setembro de 2024 e junho de 2025, os participantes beneficiam de um programa de capacitação e de apoio à implementação de procedimentos de aquisição de bens e serviços compatíveis com os princípios de economia circular.
“As compras públicas circulares apresentam-se como um processo que permite às entidades publicas adquirir produtos, bens e serviços que tenham um impacto ambiental reduzido, procurando a diminuição de consumos de energia e materiais, evitando os impactos negativos e a produção de resíduos ao longo de todo o ciclo de vida”, refere a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
O projeto é Inspirado numa experiência piloto do Governo dos Países Baixos “devidamente adaptada ao contexto da região Centro”, e a primeira edição, lançada em 2019, envolveu 12 entidades as quais, no seu conjunto, desenvolveram 28 procedimentos de aquisição de bens e serviços com inclusão de critérios de circularidade.
“Estes procedimentos irão contribuir para a implementação da Agenda de Economia Circular do Centro, e a sua realização e os seus resultados serão monitorizados e avaliados pela CCDRC, I.P. com a participação das entidades participantes”, refere a entidade sediada em Coimbra.
Para a segunda edição foram definidas como potenciais signatárias as Comunidades Intermunicipais e as Instituições de Ensino Superior, para além das entidades que integraram a primeira edição.