A programação de julho do Cineclube Gardunha vai ficar marcado pelo destaque à Argentina, com exibições de realizadores argentinos ao longo do mês. As sessões decorrem n’A Moagem, na Casa do Bombo em Lavacolhos e na escola primária de Enxames.
O cinema de julho começa já no sábado, 6 de julho, com o filme “Eureka”, de Lisandro Alonso. De acordo com a sinopse, é “através de várias histórias, o realizador chama a atenção para a importância da preservação das tradições e modos de vida das tribos nativas da América do Norte e do Sul”.
Uma exibição para ver na Casa do Bombo às 21h30, seguido de um miniconcerto “exploratório” com o artista Jesuíno.
Nos dias 16 e 23 de julho, às 21h00, a Moagem recebe as duas partes de “Trenque Lauguen”. Um filme de Laura Citarella, considerado por muitas publicações como o melhor filme de 2023. Uma longa-metragem que aborda a busca de uma mulher desparecida levada a cabo por dois homens por ela apaixonados.
A homenagem ao país argentino termina no dia 30 de julho, com a exibição do filme “Os Delinquentes”, de Rodrigo Moreno, às 21h00 n’A Moagem. Uma história sobre dois funcionários bancários que decidem arquitetar um assalto que lhes permita mudar de vida.
Entretanto no dia 20 de julho, às 21h30, a escola básica dos Enxames acolhe o início do ciclo “Filmes Rurais Americanos”. Quatro filmes que vão passar por outras freguesias do concelho do Fundão até setembro.
A primeira exibição é do filme “Ouro Negro”, de Karlson, realizado em 1947.
Todas as sessões são gratuitas.