O intercâmbio de docentes e alunos e o aproveitamento das mais-valias científicas das instituições fazem parte dos acordos. As universidades de Shaoxing e de Jiaxing são as novas parceiras da UBI.
A assinatura dos acordos de parceria decorreu no âmbito de uma visita que uma delegação da UBI efetuou às duas academias, que incluiu ainda a passagem por várias empresas da mesma região, Huang Zhou. Decorreram ainda reuniões entre os elementos da UBI e professores de departamentos homólogos das universidades chinesas.
A delegação da UBI incluiu o vice reitor para a internacionalização, José Páscoa, e envolveu os docentes Paulo Almeida e Albertino Figueiredo, do departamento de Química, Clemente Pinto do departamento de Engenharia Civil e Arquitectura e Pedro Gaspar do departamento de Engenharia Eletromecânica. Uma comitiva que faz parte do grupo de missão que o reitor da universidade da Beira Interior, Mário Raposo, dinamizou com o objectivo de promover a cooperação com instituições de ensino superior da China.
Os contactos estabelecidos “abriram portas para a possibilidade de a UBI acolher estudantes e investigadores das duas universidades, nomeadamente para frequentarem cursos de mestrado e doutoramento” refere a UBI em comunicado.
Ainda no plano do intercâmbio, a Universidade de Jiaxing mostrou interesse em receber professores dos departamentos de Química e Engenharia Civil e Arquitetura da UBI. A instituição está interessada em estabelecer “uma parceria de dupla titulação com o curso de licenciatura em Engenharia Eletromecânica da UBI para os próximos 15 anos” tendo ainda sido iniciados os trabalhos “com vista a expandir esta parceria para os cursos de licenciatura em Engenharia Civil e de Química Industrial; três áreas consideradas estratégicas para apoio financeiro pelo ministério da educação da China”.