O “Serra Shopping”, na Covilhã, reduziu o consumo de energia em 27 por cento ao longo da última década. Os dados são avançados, em comunicado, pela administração daquela superfície comercial que faz um balanço positivo desde 2013 no que respeita à sustentabilidade.
De acordo com a administração foi conseguida uma redução de 27% no consumo da energia “fruto de uma série de medidas que foram implementadas como a substituição de luzes tradicionais por iluminação LED, a instalação de sensores automáticos, a optimização do horário de iluminação e o controlo e ajuste das horas de funcionamento dos equipamentos de ar condicionado”.
Também ao nível da gestão da água, tem vindo a ser adoptadas algumas medidas para assegurar uma gestão mais eficiente onde se destaca “a instalação de torneiras com válvulas de corte em caso de fuga de água, redutores de caudal e contadores parciais nos diversos pontos de consumo”.
No que diz respeito aos resíduos produzidos, a percentagem dos que é encaminhado para reciclagem rondou os 60 por cento no ano passado. A colocação de contentores para recolha selectiva de resíduos e a dinamização de acções de sensibilização junto dos lojistas e prestadores de serviços para reforçarem o sistema de qualidade na separação são as medidas que tem vindo a ser implementadas.
De acordo com o director daquela superfície comercial “o balanço da última década é positivo, mas este é um caminho que se pretende continuar a trilhar”. António Parracho deixa como exemplos o Serra Mostra Challenge “que em 2023 levou à doação de 879 árvores aos Guardiões da Serra da Estrela” e também a exposição “Reusar é Circular” dinamizada pelo projecto “Modatex”, e que “abordou a moda sustentável”.
Durante este verão vai também ser lançada a campanha “Sustentabilidade no Centro”, que, através de peças criativas colocadas no centro comercial vai revelar os avanços conquistados, desde 2013 com a colocação de mensagens em locais estratégicos.