Aí está a etapa “rainha” da “Portuguesa”. Este sábado, numa altura em que o suíço Colin Stussi (Team Vorarlberg), já marca diferenças importantes, na luta pela vitória final, dia 04 de agosto em Viseu, eis que chega à região, a Volta a Portugal em Bicicleta 2024.
Numa distância de 161,2km, os ciclistas saem do Crato (Alto Alentejo) às 12h45, em direção ao Alto da Torre, na Serra da Estrela, com chegada prevista por volta das 17h29′.
Conheça as principais passagens dos corredores pela Beira Interior.
Meta Volante em Castelo Branco (Av. Nuno Álvares) – 14h58′.
O pelotão segue depois pela Estrada Nacional Nº 18 em direção à vila de Alcains, Lardosa e Alpedrinha.
No Alto da Serra da Gardunha, haverá um prémio de de montanha de 3ª categoria (16h03′).
Chegando ao Fundão, por volta das 16h18′, a Meta Volante está colocada na Av. Liberdade.
Os corredores irão em direção à Covilhã (EN 18).
A partir do Hospital Pêro da Covilhã (Centro Hospital Universitário da Cova da Beira) – entrada da cidade, será sempre a subir até à meta final.
Na cidade serrana, a Meta Volante está colocada na Praça do Município (16h53′).
Já em plena Serra da Estrela, a caravana da volta passa junto ao Parque de Campismo do Peão – Rosa Negra (17h01′), nas Penhas da Saúde (17h12′), Piornos (Nave de Santo António), às 17h16′, chegando à Torre (Prémio Especial de Montanha – 1991m de altitude), às 17h29′.
Quanto ao trânsito, em castelo Branco, o corte será feito a partir das 14 horas, enquanto, na Covilhã, o mesmo será feito, a partir das 16 horas.
No domingo, 28 de julho, disputa-se a 4ª etapa, entre Sabugal e Guarda, com passagens por Penamacor, Caria e Belmonte, entre outras localidades.
Recorde-se que o actual líder da prova (saiu hoje de amarelo de Santarém), Colin Stussi, venceu a competição em 2023 e mantém a camisola, após a etapa de hoje, que foi ganha pelo argentino da Aviludo/Louletano, German Tivani.
Lembramos que a segunda etapa realizada esta sexta-feira, ligou Santarém a Lisboa, numa extensão de 164,5km.
A corrida de hoje foi também de homenagem ao Capitão Salgueiro Maia e aos 50 anos do “25 de Abril”.