O Rancho Folclórico da Boidobra (RFB) lamenta a morte de Jorge Manuel Pinheiro de Matos, o seu Tocador de Pedras. Conhecido na coletividade por Jorge “Sapin”, faleceu, esta segunda-feira, aos 67 anos.
Nascido em janeiro de 1957, Jorge Pinheiro de Matos atuou pela primeira vez no RFB no dia 31 de dezembro de 1973, a útlima aconteceu no dia 3 de janeiro do corrente ano.
Através de uma nota de pesar, o RFB diz ser “com profunda tristeza e dor” que comunica o falecimento do “seu muito querido Tocador de Pedras”.
Jorge “Sapin”, foi um dos elementos “que sem qualquer tipo de interesse deram uma vida ao rancho até ao fim dos seus dias… amigo, boidobrense de gema, acérrimo defensor do Rancho Folclórico da Boidobra, e tocador exímio de pedras e só ele as sabia tocar assim”, destacam os responsáveis da coletividade.
“Hoje, todos os elementos choram a perda física do amigo e companheiro Jorge Pinheiro, com a certeza de que nos nossos pensamentos continuará a fazer parte do grupo e continuaremos a lembrar o quanto ele deu e ajudou a ser o que o Rancho Folclórico da Boidobra é hoje” refere a direção do RFB.
Jorge Pinheiro de Matos entrou para o Rancho da Boidobra na sua primeira formação em 1973 acompanhando a evolução do grupo e ajudando-o a cresce, era com dedicação elemento desde 1999.
Ultimamente, além de elemento, era também relator do Conselho Fiscal do rancho.
O velório decorre na Igreja de São Sebastião, na freguesia da Boidobra (Covilhã). O funeral realiza-se esta terça-feira, 30 de julho de 2024, às 18h00, para o cemitério da vila.