Guarda é um dos três distritos de Portugal Continental que está em aviso vermelho devido às elevadas temperaturas entre hoje e amanhã, 8 e 9 de agosto, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso para Castelo Branco subiu para laranja.
É um calor tórrido que atinge nomeadamente o Interior de Portugal e que coloca em aviso vermelho ( o mais grave) três distritos: Guarda, Bragança e Vila Real com temperaturas máximas a oscilarem entre os 35 e os 39 graus, respetivamente.
Castelo Branco e Viseu são os dois distritos que durante dois dias (hoje e amanhã) estão sob aviso meteorológico laranja, também devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.
Por exemplo, para Castelo Branco, esta sexta-feira, é prevista uma temperatura máxima de 40 graus e de 41º para amanhã. O aviso vigora, pelo menos, até às 18:00h deste sábado, 10 de agosto de 2024.
O aviso vermelho indica uma situação de risco extremo e o laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Como medidas de proteção dos efeitos negativos do calor, a Direção Geral de Saúde (DGS) recomenda um conjunto de medidas que passam também por evitar exposição às altas temperaturas, hidratação e atenção aos grupos mais vulneráveis (idosos, crianças, doentes crónicos e grávidas).