O atleta com raízes familiares em Bouça (Freguesia de Cortes do Meio), no concelho da Covilhã, vai pela primeira vez, participar numas Olimpíadas. Barata vai correr amanhã na Maratona.
Recorde-se que o atleta do SL Benfica de 31 anos, falhou a presença em Tóquio (Japão) nos Jogos Olímpicos de 2020, realizados no entanto, em 2021, devido à pandemia da Covid-19.
Em declarações ao Comité Olímpico de Portugal, Samuel Barata refere que ” estar nuns Jogos Olímpicos é o ponto mais alto de qualquer atleta. É muito bom, muito gratificante. Estou muito feliz.” Afirmou.
O atleta beirão (iniciou a sua formação na modalidade, no GDAC Bouça), acrescenta que, no que diz respeito à conquista de medalhas, “quem não gosta de ganhar medalhas?. Mas temos de ser realistas, e a minha realidade, é que vou lutar numa distância onde há atletas muito melhores do que eu, principalmente os africanos. No entanto, penso que posso lutar, por tentar ser um dos melhores atletas europeus e ficar na primeira metade da classificação”. Conclui Samuel Barata.
Lembramos que o atleta olímpico português, esteve há poucos meses, por duas vezes, em estágio em altitude, no Quénia.
A Maratona Olímpica francesa, realiza-se este sábado, às 07 da manhã (hora portuguesa).
Os Jogos Olímpicos Paris’2024, finalizam no domingo, 11 de agosto.