O relatório é da imobiliária Idealista que, no ranking dos dez municípios mais baratos para comprar casa, coloca Penamacor em segundo lugar, a pagar 431 euros por metro quadrado. Antes dele, só Nisa, onde os residentes pagam, em média, 420 por metro quadrado.
Já fora do top dez, com as casas a custar menos de 600 euros por metro quadrado, encontram-se os municípios, Idanha-a-Nova (528 euros/m2) e Proença-a-Nova (530 euros/m2).
Apesar dos baixos custos, o distrito de Castelo Branco foi um dos que teve maior subida de preço das casas durante o mês de janeiro, com um crescimento de 2,4 pontos percentuais. Junta-se por isso aos distritos de Beja, à ilha de São Jorge, São Miguel e Terceira, que tiveram um aumento acima dos 2%.
Ainda assim, o distrito de Castelo Branco permanece no ranking dos mais económicos com os compradores a pagarem, em média, 737 euros por metro quadrado. Na mesma classe está o distrito da Guarda onde, por outro lado, os preços diminuíram em 1%, este mês de janeiro. Atualmente, naquele território é possível comprar casa por 670 euros por metro quadrado, sendo que o município onde as casas são mais baratas é no Sabugal, com 492 euros por metro quadrado.