O Teatro das Beiras retoma, em setembro, a iniciativa que todas as quartas-feiras leva a palco uma produção teatral diferente. “Casa Tomada”, da companhia A Escola da Noite, é a primeira peça deste novo ciclo, que arranca no dia 4 de setembro, às 21h30.
Baseado no conto homónimo do escritor argentino Julio Cortázar, “Casa Tomada” é um espetáculo proposto em processo colaborativo, no qual toda a equipa participa na construção da dramaturgia cénica.
Refugiados em deslocação entre supostos campos de acolhimento, é o tema principal desta produção.
Os quatro atores em palco reproduzem o quotidiano dos “destituídos” que não se identificam com nenhum grupo de exilados em particular. Evocam a condição de milhares de refugiados que, ao longo de praticamente toda a história, foram forçados a deixarem os seus lares, por guerras ou perseguições, ou por intolerância de várias índoles.
Com encenação de Silvana Garcia, “Casa Tomada” foi pensado e construído como um poema cénio, valendo-se também dos recursos de iluminação, sonoplastia e projeção de vídeo para construir a narrativa.
Um espetáculo de 90 minutos para ver no arranque de mais uma época de “4ªs de Teatro”, no auditório do Teatro das Beiras, no próximo dia 4 de setembro, às 21h30.
O bilhete tem um custo de seis euros, com descontos aplicáveis, podendo ser adquiridos na bilheteira do Teatro ou online, na Ticketline.