As equipas de Juvenis (Sub 17), Iniciados (Sub 15) e Seniores Femininos, vão representar, na presente temporada, a AD Estação nas provas da FPF. Ângelo Vicente, Rui Reis, André Reis/Patrício Lucas, são os respectivos treinadores.
Para estas três equipas, os objectivos passam pela manutenção, época 2024-25.
Com os Sub 17 e Seniores Femininos já a treinar e na sexta-feira, 23 de agosto, com os Sub 15, o clube, refere Milton Cornélio, “a ADE não faz por menos. Os objectivos passam pela manutenção. Sabemos que os quadros competitivos estão diferentes, é muito difícil, até pela divisão das séries e dos adversários que vamos encontrar nos três escalões, mas é por aí que vamos trabalhar, perante umas equipas muito competitivas, para tentarmos contrariar o favoritismo dos outros e mostrar também o nosso valor, pois também temos treinadores com tarimba nos Nacionais, onde temos, coordenação e direção, confiança total neles para liderar e nos jogadores e jogadoras que vão representar o clube em 2024-25. Aqui as parcerias ou protocolos também são muito importantes. Os clubes da nossa região não podem olhar só para o próprio umbigo, pois é sempre vantajoso para a equipa que vai participar num escalão a nível nacional, ter os melhores jogadores, sermos fortes e competitivos nos nacionais, tem de se caminhar nesse sentido. Penso que as coisas estão a mudar nesse sentido, mas pode e deve-se fazer mais e melhor”. Disse à RCB, o coordenador da ADE.
No que diz respeito aos restantes escalões, época 24-25, tendo em vista, as competições distritais (AFCB), as equipas vão começar a trabalhar em setembro, onde nos Infantis e Juniores “A”, o clube “vai lutar pelos títulos, enquanto, nos escalões mais baixos, como vocês sabem, nós dividimos tudo isto, em escalões lúdicos e competitivos, aqui, a partir dos Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores. Nos escalões mais baixos queremos é que os miúdos tenham prazer em jogar futebol apenas. Vamos tentar fazer melhor do que na época passada. Os treinadores já estão todos definidos”. Acrescentou Milton Cornélio.
Recorde-se que a RCB já divulgou há mais de um mês, todos os técnicos do clube.
O coordenador do futebol de formação da AD Estação gostaria muito que o clube e a cidade tivessem mais infraestruturas desportivas disponíveis. “O nosso campo no complexo desportivo já é curto, precisamos, pelo menos de mais um campo para treinar. Já temos agendados três dias de treinos no complexo desportivo municipal, recebemos à poucos dias a informação da Câmara Municipal da Covilhã, mas é pouco, até porque depois vem o Inverno e fica mais complicado, apesar deles não terem culpa obviamente. Nós temos aqui, o mapa de treinos agendado para albergar aqui todas as equipas. A diferença é que e, as pessoas têm de perceber que uns Sub 17 ou Sub 15 ou Sub 19, aí que, o ADE, nestes escalões, treina apenas uma vez no campo todo, ao contrário de outros clubes a nível nacional e no resto treina apenas a meio campo. Eu já disse à direção, a infraestrutura ADE, tem pano para mangas, dá para revitalizar as mais variadíssimas áreas, a parte do campo, na minha opinião, é curta. Precisávamos de outro campo. Quanto ao futuro relvado sintético do GD Teixosense, sim, pode ajudar, caso existam entendimentos de alguém , da parte da direção do Teixosense e da ADE, poderá ajudar, mas, atenção, o Teixosense ao que sei e eu conheço bem as pessoas que lá estão e fazem um trabalho excelente e pela amostra, vão entrar logo com camadas jovens, se calhar mais baixas, lúdicas e pré-competitivas. depois, lá está, para lá ir, um ou outro clube, por exemplo, a ADE e o SCC, se calhar torna-se superlotado. Por isso eu digo. Há mais campos aqui na Covilhã e ou 5/10km, daí que, para os objectivos e para os nossos atletas, quantidade e qualidade, o terreno de jogo da ADE (há dois campos sintéticos) é muito curto, já para a ADE “. Conclui Milton Cornélio.
Relativamente ao início dos campeonatos da FP futebol, época 24-25, os Juvenis começam a 01 de setembro, os Iniciados a 29 de setembro e as Seniores Femininas (CN III Divisão), também dia 29 de setembro.
A equipa feminina começa entretanto a jogar oficialmente na Taça de Portugal (1ª pré-eliminatória), a 08 de setembro.
Brevemente vamos abordar o futebol feminino, cujo plantel está praticamente definido (21 jogadoras já assinaram), mas pode chegar às 22/23.