Uma acção de experimentação de mobilidade suave, a atribuição de prémios e descontos aos utilizadores da rede de transportes e uma conferência são alguns dos principais destaques das actividades que a câmara da Covilhã vai promover, de 16 a 22 de Setembro, para assinalar a semana europeia da mobilidade.
As actividades arrancam no dia 16 com a realização de uma conferência sobre mobilidade no espaço público partilhado e que culmina com a assinatura do protocolo de adesão da Covilhã à rede das cidades e vilas que caminham e o hastear da respectiva bandeira. Para o mesmo dia está marcado um passeio de mobilidade
pela cidade, com os participantes a serem convidados a utilizar a rede de trotinetes, bicicletas, elevadores e autocarro, com partida e chegada à praça do município.
Durante toda a semana vão ser promovidas promoções e descontos nos meios da “Covilhã Mobilidade”. Os bilhetes simples de autocarro vão ter o custo de apenas 1 euro, com excepção do percurso entre as Penhas da Saúde e a Torre. Os meios de mobilidade suave vão estar isentos de taxa de desbloqueio e têm um desconto de 25% na utilização.
As actividades terminam no dia 22 de Setembro, com uma acção que vai decorrer no Jardim das Artes, onde todos os interessados vão ser convidados a experimentar, de forma gratuita, trotinetes e bicicletas.
Organizada pela câmara da Covilhã, em parceria com a “Covilhã Mobilidade”, operada pela Transdev, esta iniciativa tem como principal objectivo “sensibilizar a população para a importância da mobilidade urbana sustentável e pretende reforçar a utilização de soluções de transporte partilhadas e mais amigas do ambiente” refere o município em comunicado.
Adotando o lema europeu “Combina e Move-te”, este programa pretende também “aposta na promoção da utilização do sistema multimodal” em que a “Transdev” e o município “têm vindo a investir para ajudar a vencer os desafios de mobilidade que se colocam a uma cidade de montanha”.