Foram mais duas ocorrências registadas ontem à noite na área do sub comando regional das Beiras e Serra da Estrela da autoridade nacional de emergência e protecção civil. Pelas 21h50 deflagrou um incêndio em mato na união de freguesias de Teixoso e Sarzedo, no concelho da Covilhã. Às 22h25 teve início outra ocorrência em Melo, no concelho de Gouveia.
Em relação ao caso de Teixoso e Sarzedo, o incêndio já está em fase de resolução, permanecendo no local a esta hora (8:50) 107 elementos dos bombeiros voluntários com o apoio de 32 viaturas e 1 meio aéreo. Quanto à situação em Gouveia, o incêndio está em fase de conclusão, de acordo com os dados da autoridade nacional de emergência e protecção civil, permanecendo no local 22 operacionais e 6 viaturas.
No final da reunião extraordinária do conselho de ministros que decorreu ontem à noite, Luís Montenegro adiantou que o estado de alerta vai passar a estado de calamidade nos concelhos que estão a ser atingidos pelos fogos, garantindo a manutenção de toda a capacidade operacional.
O primeiro-ministro anunciou ainda a de criação de uma equipa especializada para investigar os incêndios com mão criminosa assim como de uma “task-force” para apoiar as populações afectadas em colaboração com as autarquias.
O governo tornou ainda público que vai trabalhar com as comissões de coordenação e desenvolvimento regional e com o instituto nacional de estatística no sentido de contabilizar todos os prejuízos causados pelos incêndios e admite vir a accionar o fundo de solidariedade europeu.