O museu de lanifícios da universidade da Beira Interior vai promover esta sexta-feira um passeio pedestre pelo património industrial do campus da UBI. A iniciativa pretende assinalar as jornadas europeias do património que decorrem este ano sob o mote “Rotas, Redes e Conexões”.
De acordo com aquela estrutura museológica “o tema escolhido para este ano constitui-se como uma oportunidade de reflexão sobre um património comum, cuja riqueza reside na sua diversidade, e que tem permitido, ao longo dos séculos, a partilha de práticas culturais e artísticas”. O desafio que se apresenta consiste em “percorrer essas rotas e celebrar as redes de união, em torno da herança portuguesa e europeia”.
Esta sexta-feira, com concentração na parada, na real fábrica de panos, a partir das 16h00 é dinamizado um passeio pedestre pelo património industrial do campus da universidade da Beira Interior. Caso as condições atmosféricas condicionarem a realização de actividades ao ar livre, o percurso pedestre vai ser substituído por uma visita guiada gratuita ao museu de lanifícios da UBI.
Para a direcção do museu o mote das jornadas europeias do património este ano tem como grande objectivo “sensibilizar os cidadãos europeus para o valor do património comum e para a necessidade de o preservar para as gerações actuais e futuras”.