A universidade da Beira Interior vai assinalar mais uma edição da noite europeia dos investigadores. A iniciativa vai decorrer nos dias 26 e 27 de Setembro e tem como principais objectivos “aproximar a ciência do público e despertar o interesse dos jovens por carreiras científicas” refere em comunicado a instituição de ensino superior.
O anfiteatro da Goldra recebe a sessão de abertura desta iniciativa, que vai contar com a presença do reitor da UBI, Mário Raposo, e de Silvia Socorro, vice reitora para a investigação, inovação e desenvolvimento. No primeiro dia é apresentado o projecto “Mural da Sustentabilidade”, coordenado por Ana Margarida Ferreira, docente do departamento de artes, em parceria com a escola básica e jardim de infância do Refúgio, que estiveram envolvidos na criação de um mural aproveitando materiais usados e que procura “reforçar o compromisso da UBI com as questões ambientais e a promoção da sustentabilidade, enquanto estimula nas crianças o gosto pelas artes”.
Ainda no primeiro dia, o anfiteatro da Goldra é palco do “Parlamento dos Jovens”. A iniciativa convida os alunos do ensino secundário a debater a temática da violência no namoro e será implementada com o apoio do conselho municipal da juventude da Covilhã, em colaboração com a provedoria do estudante da UBI e o com os alunos do curso de ciência política e relações internacionais. Simultaneamente, está patente a exposição “Igualdade em Números”, promovida pela comissão de igualdade da UBI.
A 27 de Setembro, o complexo desportivo da UBI vai ser o cenário do jogo “Eco-Heroes”. Num tabuleiro de jogo em tamanho gigante, e onde os próprios alunos actuam como peões em tamanho real, as escolas da região são desafiadas a participar, enquanto os estudantes aprendem sobre diversas questões associadas às alterações climáticas. Está prevista a atribuição de prémios para a escola vencedora.
Em paralelo, decorre a uma feira da ciência na qual docentes e investigadores da UBI promovem diversas actividades práticas que permitem a interacção do público com experiências científicas e projectos inovadores em desenvolvimento na universidade. Estão também presentes nos diversos stands atividades das áreas da informática, robótica, ciências aeroespaciais e saúde.
Durante os dois dias, o auditório da biblioteca central da UBI vai sediar a actividade “Sismos: antes, durante e depois”, dinamizada pelo departamento de engenharia civil e arquitectura e onde vão ser apresentados painéis, vídeos e simuladores para esclarecer questões sobre este fenómeno natural.
As actividades culminam com a iniciativa “Luzes da Ciência”, uma caminhada nocturna com investigadores da UBI pelas ruas da Covilhã, agendada para as 21h00 do dia 27. Ao longo do percurso e em diversos pontos chave da cidade, os investigadores dinamizam a discussão com o público sobre temas científicos do interesse do cidadão comum. As inscrições estão disponíveis online, sem restrições por grupos etários.