Adeus verão!. O outono começa este domingo, 22 de setembro de 2024, com previsão de aguaceiros e descida da temperatura, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Também conhecido como equinócio do outono, este é o nome que se utiliza na Astronomia para o fenómeno que marca o final do verão e chegada da nova estação, o outono.
O equinócio de outono assinala o instante em que o Sol, tal como o vemos a partir da Terra, cruza o plano do equador celeste. É o que se verifica em setembro, no hemisfério norte, e em março, no hemisfério sul.
A estação do outono é associada a alterações significativas no clima e na paisagem do país. As temperaturas começam a descer e as chuvas tornam-se mais frequentes.
Mas é também neste período que se registam algumas tardes amenas e dias ensolarados que justificam a frase do “verão de São Martinho”, lá para novembro. A paisagem sofre mudanças com as folhas dos castanheiros, carvalhos e outras a mostrarem tonalidades de amarelo, laranja ou vermelho.
O outono de 2024 entra ao início da tarde deste domingo (13h43 – hora de Lisboa) e o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde. Aguaceiros dispersos e em geral fracos, mais prováveis até ao meio da tarde. Vento em geral fraco predominando do quadrante oeste, soprando por vezes moderado (20 a 35 km/h) nas terras altas a partir da tarde. Pequena descida da temperatura mínima. Pequena descida da temperatura máxima no litoral das regiões Norte
e Centro.
A temperatura Máxima prevista para Castelo Branco é de 27 graus, 23º no Fundão, 25º na Covilhã, Belmonte e Penamacor 24º e 18º para a Guarda.