Foi publicado em Diário da República, esta segunda-feira, 23 de setembro de 2024, o anúncio da consulta pública para efeitos de inscrição do “Bordado de Castelo Branco” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
É mais um passo para que o “Bordado de Castelo Branco” possa integrar o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. O Governo anunciou esta segunda-feira, 23 de setembro, a consulta pública para inscrever o Bordado de Castelo Branco naquele inventário. A consulta terá a duração de 30 dias.
Os interessados em consultar o processo “Bordado de Castelo Branco”, poderão fazê-lo presencialmente no arquivo da Divisão de Cadastro, Inventário e Classificação, na seguinte morada: Palácio Nacional da Ajuda, Largo da Ajuda (Ala Norte), 1349-021 Lisboa.
As observações em sede da presente consulta pública podem ser enviadas para o e-mail: inpci@patrimoniocultural.gov.pt. Podem igualmente, em alternativa, ser endereçadas para a morada atrás referida.
De acordo com o anúncio publicado em DR. o Património Cultural, I. P., decide sobre o pedido de inventariação do “Bordado de Castelo Branco” no prazo de 120 dias após a conclusão do período da presente consulta pública.
Refira-se que em 2023, Castelo Branco foi eleita cidade criativa da Unesco na categoria “Artesanato e Artes Populares”. A candidatura teve como base o bordado de Castelo Branco.