O livro “Quarto Escuro”, da jovem escritora albicastrense Inês Barata Raposo, atualmente premiado depois de vencer o Prémio Literário Maria Rosa Colaço em 2022, foi agora editado e já se encontra disponível para venda nas livrarias portuguesas.
Esta obra, ilustrada por Pedro Pousada, conta a história de um irmão mais novo que comunica através de cartas com o seu irmão mais velho, que está em coma numa cama de hospital, relatando esta comunicação e ligação com ironia e humor, dando-nos a conhecer o dia-a-dia daqueles que esperam que ele encontre a luz de saída. Um romance juvenil premiado que vai muito para além dos clichés associados a este tipo de obras e que nos traz uma visão divertida, mas profunda deste tipo de conexões nestas idades.
Nascida em Castelo Branco, Inês Raposo é autora dos livros “Coisas que Acontecem” (prémios Branquinho da Fonseca 2018 e Tábula Rasa 2019), “Quarto Escuro” (prémio Maria Rosa Colaço 2022) e “O Efeito Bola de Menta”. Todos os seus livros são editados pela Bruaá. É mestre em Edição de Texto, pós-graduada em Artes da Escrita e licenciada em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente a jovem vive no concelho de Penamacor.