Os alunos do Instituto Politécnico de Guarda vão apresentar-se a empresas, e ouvir experiências de sucesso durante a terceira edição do Fórum de Empregabilidade, nos dias 8 e 9 de outubro de 2024, revela a instituição de ensino superior da cidade mais alta. Antigos alunos vão partilhar o percurso profissional e 13 empresas irão participar para concederem estágios e recrutarem novos quadros.
“Aproximar os estudantes da vida empresarial e do mercado de trabalho” é o objetivo da terceira edição do Fórum de Empregabilidade que se realiza no Politécnico da Guarda nos próximos dias 8 e 9 de outubro, uma organização da responsabilidade do Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais do IPG que decorre no auditório principal do edifício dos Serviços Centrais.
De acordo com o IPG, uma rede de universidades e 13 empresas vão estar presentes para conhecer candidatos a estagiários e integrá-los nos seus processos de recrutamento. Haverá também sessões com antigos alunos com carreiras profissionais de sucesso que irão partilhar as suas experiências.
As empresas presentes são a Coficab, a Sodecia, a Comunilog Consulting, a Torre Fashion Group, a Loba, o Grupo Jerónimo Martins, a MacDonald’s Guarda, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, a Readiness IT, Lda., a Meivcore, Lda., a Colep Packaging, a Magma Studio, a Tox’Inn.
A UNITA – Universitas Montium, aliança de universidades europeias em regiões montanhosas e de fronteira de que faz parte o Politécnico da Guarda, também marca presença.
No primeiro dia haverá a sessão “Alumni Careers”, na qual cerca de vinte antigos alunos das quatro escolas do IPG partilharão o seu percurso profissional. Segundo Paula Carvalhosa, uma das responsáveis pela iniciativa, “esta é uma forma de fortalecer a Rede Alumni do IPG, de prestigiar as carreiras dos antigos alunos e também de enriquecer o percurso académico dos estudantes que ainda estão em formação”.
Sob a designação “Skills4You”, o segundo dia será dedicado a sessões com temas ligados à inserção no mercado de trabalho. Os alunos podem assistir a workshops com temas ligados à empregabilidade, à apresentação de programas de estágios e à atração de talentos. Haverá também uma sessão dedicada às oportunidades de internacionalização e de mobilidade dos estudantes no âmbito da Aliança Europeia UNITA. Recorde-se que o Politécnico da Guarda integra a UNITA, a qual reúne 12 universidades de sete países com diferentes dimensões e especialização por áreas, reunindo mais de 248 mil estudantes e 20 mil docentes, investigadores e funcionários.
Segundo Paula Carvalhosa, “o Fórum de Empregabilidade pretende transmitir estratégias e fatores de diferenciação aos alunos do IPG, que lhes permitam destacar-se na procura do primeiro emprego, melhorando, por exemplo, as suas ‘softskills’, competências sociais e de liderança que não decorrem diretamente da sua formação técnica e académica”.
Nos dois dias do evento irá decorrer também o “Espaço Empresas”: este tem por objetivo promover uma aproximação entre o tecido empresarial e a comunidade académica. Os estudantes do Politécnico da Guarda vão poder aumentar a sua rede de contactos profissional para troca de informações e experiências. As empresas terão a oportunidade de se dar a conhecer e de integrar os candidatos do IPG nos seus processos de recrutamento.