O 1º Prémio “Novas Fronteiras da Engenharia – Alunos” foi atribuído a estudantes envolvidos no clube UBI STEAM, Club ADoTecnoClUBI, revela a Universidade da Beira Interior.
Um projeto desenvolvido no âmbito de uma parceria estabelecida entre a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Associação Desenvolver o Talento (ADoT), da Guarda, conquistou o 1.º Prémio “Novas Fronteiras da Engenharia – Alunos”, concurso promovido pela Ordem dos Engenheiros – Centro. A equipa vencedora da edição de 2024 é composta pelos alunos Rodrigo Rebelo Gonçalves (Escola Secundária Fernando Namora, de Condeixa-a-Nova), Rodrigo Gaspar (Escola Secundária Campos Melo, da Covilhã) e Rodrigo Cabral (Conservatório de Música da Covilhã).
A parceria insere-se no âmbito do clube UBI STEAM Club ADoTecnoClUBI, que integra o Departamento de Engenharia Eletromecânica (DEM-UBI) e financiado pelo projeto UBImpulso Green and Sustainable Growth in Digital World. A tutoria foi conduzida pelo docente Pedro Dinis Gaspar (DEM-UBI).
De acordo com a UBI, os estudantes, que desenvolvem atividades na ADoT, apresentaram o projeto intitulado “Junk4R – Aplicação baseada em Inteligência Artificial para o Design Sustentável de Artigos de Mobiliário ou de Decoração”, que promove a abordagem dos 4R – Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recuperar.
A partir da submissão da imagem de um objeto, peça ou artigo sem uso ou descartável, das indicações do artigo de mobiliário ou decoração que se pretende criar e do seu estilo, é gerado pela aplicação prompt a ser usado nas ferramentas de IA abertas do OpenAI, por uma biblioteca externa que facilita o uso da conexão entre a aplicação e o API.
Estas ferramentas sugerem soluções criativas e sustentáveis, assim como as instruções detalhadas para transformar objetos considerados lixo em peças úteis e esteticamente agradáveis.